DIU

DIU HORMONAL

Atualmente no Brasil temos duas opções de DIUs hormonais: o tradicional MIRENA, e o recém lançado Kyleena. 
Ambos poussuem o mesmo hormônio (levonorgestrel), que é um progestágeno.

Atuam da mesma maneira 

O progestagênio liberado diariamente afina o endométrio (camada interna do útero) e torna o muco cervival mais espesso. Esses fatores dificultam a ascensão dos espermatozóides pelo canal cervical e promovem um ambiente desfavorável para a fecundação. O bloqueio da ovulação também pode ocorrer em 20% dos casos.

Além disso possuem algumas semelhanças

Duração de 5 anos
Taxa de falha:
Mirena 0,20%
Kyleena 0,29%

O que difere uma marca da outra é basicamente o tamanho do dispositivo e a dose hormonal, total e diária. 
Mesmo sendo métodos muito parecidos, cada um tem indicações específicas para cada perfil de paciente.

Kyleena é menor do que o Mirena. O DIU Kyleena é menor. Mede 30mm de comprimento e 28mm de largura e 1,55mm de espessura. 
Ele é indicado para úteros de 5cm a 7cm (pacientes sem filhos ou adolescentes). Ele tem menor dosagem hormonal do que o Mirena. Libera 19mg de levonorgestrel ao longo dos 5 anos (libera 17,5MCG nos primeiros 24 dias após sua inserção, caindo para 15,3 MCG após 60 dias). Como o Kyleena libera menos hormônio por dia, as pacientes mais sensíveis à ação da progesterona apresentam menos efeitos colaterais, sem redução na efetividade contraceptiva. O diâmetro do insertor é menor, o que causa menos desconforto na inserção. Possui um anel de prata, o que facilita a visualização na ultrassonografia.

Mirena mede 32mm de comprimento, 32mm de largura e 1,90mm de espessura. Libera 52MG de levonorgestrel ao longo dos 5 anos, taxa de liberação de hormônio de 20 MCG por dia. Também pode ser usado no tratamento para os sintomas de endometriose e sangramento uterino. Além de ser utilizado para proteção endometrial durante a reposição hormonal para as pacientes na menopausa. 

DIU NÃO HORMONAL

É um contraceptivo de longa duração, inserido por um ginecologista dentro da cavidade uterina, podendo oferecer 3 anos, 5 anos ou até 10 anos de proteção. 

Livre de hormônios, não diminui a libido e prazer, método reversível (após a remoção a mulher poderá engravidar), fácil inserção, não interfere na lactação, indicado para mulheres do início da idade fértil até a menopausa. 

 

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?